O PLANETA ESTAR EM NOSSAS MÃOS, FAÇA SUA PARTE!

TÍTULO DO SEU BLOG - Home

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Integrante do Conselho de Transparência relata outras experiências exitosas de Controle Social

Integrante do Conselho de Transparência relata outras experiências exitosas de Controle Social

  

Integrante do Conselho de Transparência relata outras experiências exitosas de Controle Social Foto: Clara Santos/STC
Jovita José Rosa fez palestra sobre o tema “A Sociedade Controla o Governo?”, no Seminário de Transparência e Controle Social promovido pela STC
Convidada como palestrante no “Seminário Transparência e Controle Social do Distrito Federal: experiências, análises e desafios”, realizado na manhã de sexta, 6, a professora Jovita José Rosa defendeu a mobilização da sociedade para o êxito das iniciativas de controle social.
Ela trouxe para a plateia, que compareceu ao Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), as experiências do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), da qual ela faz parte. O “Seminário Transparência e Controle Social do Distrito Federal: experiências, análises e desafios” foi promovido pela STC e pelo CTCS em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção, comemorado nesta segunda, 9 de dezembro.
Jovita também é integrante do Conselho de Transparência e Controle Social (CTCS) e do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). Em sua fala, intitulada “A Sociedade Controla o Governo?”, ela mostrou como as organizações da sociedade civil têm trabalhado para promover o controle social.
Entre as experiências das quais ela fez parte, estão o projeto “Adote um Distrital”, criado em 2011 para fiscalizar as atividades dos deputados distritais e a mobilização que resultou no fim do 14º e 15º salário dos parlamentares.
Na lista de iniciativas mostradas por Jovita, estão, também, o site “De Olho nas Emendas”, por meio do qual é possível acompanhar a distribuição das emendas parlamentares dos deputados distritais entre as Regionais Administrativas do Distrito Federal.
Há, ainda, o Sistema de Transparência Parlamentar (Sitransp), que avaliou a transparência dos sites dos deputados do DF, e o Observatório Social de Brasília, onde é possível a qualquer cidadão acompanhar os gastos públicos com saúde e cultura.
“Nós não estamos trabalhando apenas para apontar falhas, estamos tomando atitudes construtivistas. Não queremos condenar ninguém”, disse Jovita. Ela ressaltou a importância da Lei de Acesso à Informação (LAI) para que essas iniciativas ganhem ainda mais força. “Se depender de nós, a LAI não só vai sair do papel, mas será executada”, afirmou.
Jovita anunciou que os próximos passos consistem em instaurar o projeto “Adote um Processo”, que visa avaliar a transparência no Poder Judiciário e, assim, provocar celeridade no julgamento de processor, e pressionar a aprovação de um projeto de lei para reforma política democrática e eleições limpas – que tem como carro-chefe a proposta de pôr fim ao financiamento de campanhas políticas por empresas privadas.
Por essas e outras mobilizações que têm se tornado históricas e provocado grande impacto na sociedade, Jovita acredita que o Brasil vive um momento em que as reivindicações têm se transformado em ações concretas. “Aos poucos, a gente vai tendo orgulho do Brasil em questões que vão além do futebol e do carnaval”, frisou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário