O PLANETA ESTAR EM NOSSAS MÃOS, FAÇA SUA PARTE!

TÍTULO DO SEU BLOG - Home

ARQUEOLOGIA NO VALE DO TAGUATINGA

VÍDEO ARQUEOLOGIA NO VALE DO TAGUATINGA
SITE:


ARIE - JK (Área de Relevante Interesse Ecológico Juscelino Kubistchek) - Taguatinga - Ceilândia e Samambaia - Distrito Federal Situação de Descaso e Abandono
Caros Membros da REBAL - Rede Brasileira das Agendas 21 Locais, Boa Noite!
Satisfação poder falar novamente com vocês.
Tenho estado no P3M (Parque Três Meninas) com alguns alunos da Escola, para um trabalho de sensibilização e pesquisa de campo.
A situação que encontramos não são boas. O casarão tem sido depenado. As janelas e portas tem sido retidadas. Enfim, todo o Patrimônio Histórico está se perdendo.
Que ações podemos tomar junto ao GDF e outros Órgãos para reverter o avançado grau de degradação patrimonial histórico de Samambaia e da ARIE-JK?
Como uma das ações de contenção da degradação, estaremos entregando um abaixo-assinado à várias Autoridades do Plano Piloto e em Samambaia, na condição de exigir medidas urgentes para modificar o quadro atual do acervo histórico no P3M.
Nesse sentido, todas as ações junto as autoridades e principalmente a comunidade local devem estar cientes desse descaso do Governo do Distrito Federal, uma vez que a Comunidade não toma nenhuma ação.
Assim sendo, conclamo a todos os interessados da Sociedade Civil Organizada e demais Organismos que lidam com o Patrimônio Histórico Arqueológico para mobilizarmos junto às Autoridades Locais e do Distrito Federal, montando estratégias para reverter e construir o Museu Arqueológico Jucelino Kubistchek no P3M, conforme projeto apresentado ao IBRAM de autoria da Salma Vieira de Andrade - devidamente apresentado ao IBRAM, onde exige um acompanhamento mais de perto para que os recursos de restauração do casarão que será o Museu, tenha efetividade e contemple a Comunidade Local - do Distrito Federal e Internacional, com o rico acervo de 9.000 mil anos atrás que está no IGPA em Goiânia, conforme informativo abaixo.

A AREA DE RELEVANTE INTERESSE ECOLOGICO JK situada entre Taguatinga, Samambaia e Ceilândia é uma área extremamente importante para a garantia da preservação dos recursos hídricos que no futuro deverão abastecer as cidades do Distrito Federal e para a manutenção da qualidade da vida, como um todo da região.

Apesar das autoridades estarem cientes disso e do esforço de instituições locais para divulgar essas informações para as comunidades o poder público insiste em ignorar essa importância e inicia obras de grande impacto na região.

A construção da via de ligação entre Samambaia e Ceilândia é um exemplo. A obra já começou e a movimentação de terra e escavações feitas no local não tem a mínima preocupação em evitar o assoreamento do Ribeirão Taguatinga ou a degradação de minas d'agua que já sofrem com esse tipo de impacto há vários anos. O GDF que deveria ajudar a fiscalizar e reverter o problema agora é um aliado na degradação da região. A construção do novo Centro Administrativo do Governo que está previsto para ser construído as margens da ARIE e que terá um impacto negativo enorme sobre as nascentes e cursos d' água da região é outro exemplo claro do descaso do Governo com as Áreas de Proteção Ambiental no DF.
Embora o Governo pareça estar disposto a ignorar solenemente as áreas de Proteção Ambiental em nome da expansão imobiliária da cidade é preciso que todos saibam da importância dessas áreas não somente do ponto de vista ambiental, mas também do ponto de vista cultural.

Na ARIE-JK foram encontrados, em 2003, sítios arqueológicos que datam de 9000 anos!!!
A ocupação urbana da área implica em riscos para os sítios já encontrados assim como para achados futuros. As descobertas são de extrema importância para formação da identidade cultural da região e até mesmo nacional. Elas são de fato parte do Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e merecem o respeito e o cuidado das autoridades locais que parecem não se convencerem da importância da preservação da região.

A ONG Mão na Terra está divulgando o vídeo ARQUEOLOGIA NO VALE DO TAGUATINGA feito pelo Departamento de Arqueologia da Universidade Católica de Goiás, CAESB, Fundação Aroeira e IGPA sobre as escavações e descobertas da ARIE-JK.
Acesse o link abaixo e assista o vídeo de 11 minutos, divulgue para os amigos e conhecidos, assim todos podem ter acesso a essas informações, que são de interesse público e garantem um posicionamento consciente da população diante das ações realizadas na região.


Ações paralelas devem ser tomadas também junto ao IPHAN - DF - IBRAM e Secretaria de Turismo e Cultura para encaminhamentos na montagem urgente do Museu co Arqueologico Juscelino Kubistchek no P3M.
Os Delegados da Agenda 21 do Distrito Federal - Regional Samambaia, estão também empenhados no processo de implantação da Agenda 21 de Samambaia, tendo como uma das metas os encaminhamentos para a construção do Museu Arqueológico Juscelino Kubistchek no P3M. Sendo este um dos compromissos a serem assumidos para a sustentabilidade Histórica Arqueológica local.
Certo da atenção especial ao caso, coloco-me a disposição.

"Seja a mudança que você quer no mundo”Gandhi

*Prof. Davi Silva Fagundes - Delegado da Agenda 21 do Distrito Federal