O PLANETA ESTAR EM NOSSAS MÃOS, FAÇA SUA PARTE!

TÍTULO DO SEU BLOG - Home

quarta-feira, 17 de julho de 2013

UCB realizou o Seminário dos Objetivos do Milênio

17/06/2013 - 18:15
Por um mundo melhor e mais justo
A UCB realizou o Seminário dos Objetivos do Milênio e discutiu com o governo e comunidade acadêmica soluções para problemas do mundo.
  • Por um mundo melhor e mais justo
  • Por um mundo melhor e mais justo
  • Por um mundo melhor e mais justo
  • Por um mundo melhor e mais justo
Esquerda Carolina Matos Direita
Você sabe o que são os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM? Trata-se de um documento que reúne oito metas preparadas pela Organização das Nações Unidas e assinado por 191 países-membros com a finalidade de tornar o mundo um lugar melhor para se viver. Sendo assim, a Universidade Católica de Brasília realizou no dia 12/06, no Auditório do Bloco Central, o I Seminário dos Objetivos do Milênio. Estiveram presentes no evento representantes do Governo Federal, GDF, ONG, comunidade acadêmica e sociedade civil.

As ODMs foram criadas em 2000, quando a ONU, ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu oito Objetivos do Milênio, visando reverter os maiores problemas mundiais que afetam diretamente a qualidade de vida de milhões de pessoas. Olavo José Perondi, Coordenador da ODM Brasil e representante da Presidência da República, explica que “o País tem um compromisso assinado e documentado juntamente com a ONU. O objetivo é de que o Brasil se envolva e melhore as condições de vida das pessoas e colabore na construção de um planeta mais igualitário e justo”. Para ele, “essas são algumas condições dos Objetivos do Milênio”, conclui.

Para o Pró-Reitor Acadêmico da UCB, Prof. Dr. Jorge Hamilton Sampaio, a Universidade tem um papel fundamental na construção de cidadãos mais críticos e ativos na construção de um mundo melhor. “Como Instituição Católica nós temos um compromisso de preservação da vida e lutamos pela preservação de valores humanos e cristãos, para que a vida tenha, de fato, o valor e a dignidade que ela merece”, explica Jorge. Ele ainda complementa: “por isso, nós nos comprometemos, enquanto Universidade, em contribuir com o Estado e com a comunidade civil em alcançar os Objetivos do Milênio”.

As oito iniciativas para tornar o mundo melhor e mais justo até 2015 são:

1º - Erradicar a extrema pobreza e a fome;
2º - Atingir o ensino básico universal;
3º - promover a igualdade entre os sexos e autonomia da mulher;
4º - Reduzir a mortalidade infantil;
5º - Melhorar a saúde materna;
6º - Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças;
7º - Garantir a sustentabilidade ambiental;
8º - estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.



Carolina Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário