O PLANETA ESTAR EM NOSSAS MÃOS, FAÇA SUA PARTE!

TÍTULO DO SEU BLOG - Home

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Cidades Sustentáveis

Cidades Sustentáveis

As cidades são centros geradores de ideias, comércio, cultura, ciência, produtividade, desenvolvimento social e muitas outras atividades. No que têm de melhor, as cidades proporcionam às pessoas a possibilidade de avançar social e economicamente.
No entanto, há muitos desafios a serem enfrentados nas cidades para que possam continuar criandoempregos e prosperidade sem causar problemas para suas terras e seus recursos. Os desafios mais comuns enfrentados pelas cidades incluem trânsito, falta de fundos para prover serviços básicos, a falta de habitação adequada e infraestrutura em declínio.
Tais desafios podem ser vencidos de forma que as cidades continuem a florescer e crescer enquanto melhoram o uso de seus recursos e reduzem a poluição e a pobreza. O futuro que queremos inclui cidades de oportunidades, que ofereçam acesso aos serviços básicos, à energia, à habitação, ao transporte e o que mais for necessário a todos os que nelas vivem.

Fatos e números

  • Metade da humanidade – 3,5 bilhões de pessoas – vivem hoje em cidades.
  • Até 2030, quase 60% da população mundial viverá em áreas urbanas.
  • 95% da expansão urbana nas próximas décadas acontecerá no mundo em desenvolvimento.
  • 828 milhões de pessoas vivem hoje em favelas, e este número continua aumentando.
  • As cidades ocupam apenas 2% de toda a terra do planeta, mas respondem por 60% a 80% do consumo de energia e por 75% das emissões de carbono.
  • A rápida urbanização do planeta exerce pressão no fornecimento de água, nos sistemas de esgoto, no ambiente em que vivemos e na saúde pública.
  • Mas a alta densidade populacional das cidades pode trazer ganhos em eficiência e em inovação tecnológica enquanto reduzem o consumo de recursos naturais e energia.

Histórias

Saiba mais


Nenhum comentário:

Postar um comentário