O PLANETA ESTAR EM NOSSAS MÃOS, FAÇA SUA PARTE!

TÍTULO DO SEU BLOG - Home

quarta-feira, 17 de julho de 2013

EcoCâmara comemora 10 anos no Dia Mundial do Meio Ambiente

EcoCâmara comemora 10 anos no Dia Mundial do Meio Ambiente

5 de junho de 2013


Nesta quarta-feira (5), uma sessão solene realizada no Plenário Ulysses Guimarães, comemorou os dez anos do Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara dos Deputados – EcoCâmara e o Dia Mundial do Meio Ambiente. Parlamentares, estudantes e servidores puderam conhecer parte do trabalho realizado pela EcoCâmara, que tem o apoio do Sindilegis, em vídeo apresentado no Plenário.  O EcoCâmara foi lembrado como um exemplo para os demais órgãos públicos.
“Emociona-me muito o trabalho do EcoCâmara. É um trabalho de excelência. Quisera que outros órgão públicos do Brasil aprendessem a lição, dando esse exemplo de como nós precisamos mudar os nosso hábitos”, declarou o deputado José Luiz de França Penna (PV-SP), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados.
A sessão solene foi conduzida pelo deputado Mauro Benevides (PMDB-CE), que abriu os trabalhos apresentando o coral dos servidores da Câmara dos Deputados. Em seguida, foi exibido vídeo com a atuação da Câmara ao longo dos anos em prol da preservação ambiental e da sustentabilidade.
O deputado Sarney Filho (PV-MA) apontou alguns dados alarmantes da situação do meio ambiente no Brasil. Para ele, o Brasil ainda não tem motivos para comemorar e chamou atenção para a falta de preocupação dos brasileiros com o assunto. “O que mais preocupa é o aparente desinteresse da sociedade brasileira em relação ao tema”, ressaltou Filho.
A aluna do Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga, Ana Letícia Gomes, assistiu a sessão solene e classifica como importante a iniciativa da Câmara.  “Devemos cuidar do meio ambiente, pois essa atitude vai beneficiar os nossos filhos e a futura geração”, declarou a estudante.
Para o deputado Lincoln Portela (PR-MG), apesar dos avanços que ainda são necessários para que o Brasil alcance um patamar de desenvolvimento sustentável, a data ainda deve ser comemorada por aqueles que fazem a diferença para o meio ambiente. “Sabemos que poderíamos estar comemorando mais e melhor, mas que bom que temos pessoas que ainda pensam o verde, o Brasil e o planeta”, ressaltou o parlamentar.
Para o diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, a participação dos servidores ao movimento é fator crucial para o sucesso do mesmo. “É um movimento espontâneo que conta com a adesão de muitos servidores a essa importante causa, que é a manutenção do meio ambiente e a manutenção desse planeta, de onde muito tiramos e pouco devolvemos”, afirma Sampaio.
Outros eventos
Para o novo coordenador geral do Comitê de Gestão Socioambiental da Câmara, Gilson Dobbin, as parcerias do EcoCâmara com as entidades representativas de classe são reponsáveis pela disseminação da proposta inicial da Casa. “As parcerias que temos com as associações de classe, como o Sindilegis, Ascade, entre outras, dão força para o que a gente faz aqui, por que conseguimos, por meio dessa parceria, ampliar o corpo do nosso trabalho. O Sindilegis leva de dentro pra fora a sua influência por meio do TCU, agindo como promotor do que a gente pode fazer. E a proposta é fortalecer esse trabalho em rede, internamente, com municípios, com as assembleias legislativas e com os parlamentos do exterior”, alega Dobbin.
Durante toda semana a Câmara dos Deputados realiza uma série de eventos em homenagem à Semana do Meio Ambiente e aos 10 anos do EcoCâmara.  Nesta sexta-feira (7) haverá o lançamento do Programa Árvores-Monumento, às 15h, na área verde do Cefor. Também está aberta a exposição “Cerrado:  uma riqueza ameaçada”, que vai até o dia 20 junho.
Fonte: http://www.sindilegis.org.br/institucional/?p=23294&cat=camara


Video Dia Mundial do Meio Ambiente: Sindilegis
http://www.sindilegis.org.br/institucional/?post_type=tv_legis&p=23337&cat=camara

Nenhum comentário:

Postar um comentário