O PLANETA ESTAR EM NOSSAS MÃOS, FAÇA SUA PARTE!

TÍTULO DO SEU BLOG - Home

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Manifestação em Massa Protestos em várias cidades marcam o 17 de junho de 2013 brasileiro


17/06/13 
Manifestação em Massa
Protestos em várias cidades marcam o 17 de junho de 2013 brasileiro
Milhares de pessoas foram para as ruas em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Maceió, Fortaleza, Salvador, Porto Alegre, Curitiba, Belém e Belo Horizonte. Houve início de confronto em algumas manifestações. Clima mais tenso foi registrado no RJ, Porto Alegre e Belo Horizonte. Protestos também foram realizados em Dublin, NY, Berlin e Montreal
Reprodução/Facebook: jornalista Bruno Astuto, colunista Época
Ketllyn Fernandes
Depois do protesto da última quinta-feira (13/6) em São Paulo, que deixou marcas definitivas na forma de encarar a manifestação popular frente à atual realidade brasileira, era de se esperar que as próximas manifestações teriam adesão maciça da sociedade. E as redes sociais, desde o início desse processo, têm sido fundamentais para a nova postura dos brasileiros diante do que os desagrada.

O Brasil, desde o final da tarde desta segunda-feira (17), voltou o olhar para os protestos realizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Fortaleza, Salvador e Belo Horizonte, dentre outras cidades.

Mais manifestações estão agendadas para quinta-feira (20) Brasil afora, inclusive em Goiânia. Será o sexto protesto goiano. Desde a semana passada a população tem sido mobilizada, principalmente pelo Facebook. Cerca de 40 mil pessoas já confirmaram presença no protesto, a ser realizado na Praça do Trabalhador a partir das 17h. Outros 8.035 responderam que talvez participem.

As principais ruas das cidades que tiveram protestos hoje foram tomadas por brasileiros, em sua maioria jovens, que gritavam palavras de ordem pedindo paz, democracia e respeito com o dinheiro público. Os protestos foram acompanhados em tempo real pelos principais canais de notícia, com cobertura especial da TV fechada. Há registro de manifestações em apoio ao Brasil também em Dublin (Irlanda), New York (EUA), Berlin (Alemanha) e Montreal (Canadá).
O país vivencia, quase três anos depois, os reflexos da Primavera Árabe, iniciada em dezembro de 2010 na Tunísia. As manifestações de hoje perpassam pelo transporte público, corrupção e irresponsabilidade com o uso do dinheiro público, sobretudo com as obras da Copa do Brasil e o descaso com a saúde e a educação.

São Paulo

Na capital paulista estima-se que aproximadamente 60 mil pessoas participaram da manifestação organizada pelo Facebook pela Frente pelo Passe Livre contra o reajuste de R$ 20 na tarifa do transporte coletivo. A multidão, que seguiu pacificamente, chegou à Avenida Paulista por volta das 19h30. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou que o uso de balas de borracha está proibido para conter manifestações públicas e que as mesmas não serão barradas de escolherem o trajeto a ser seguido. Num cenário bem diferente daquele da semana passada, um grupo de policiais baixou as armas, sentou no chão com os manifestantes e todos bateram palma.
Rio de Janeiro – Alerj depredada / explosão de carro / policiais e civis feridos
Com flores nas mãos em sua maioria, cerca de 100 mil pessoas saíram da Candelária pela Avenida Rio Branco em direção à Cinelândia. Pouco antes das 20h milhares de manifestantes se concentraram em frente à Assembleia Legislativa, onde o clima ficou tenso entre manifestantes e policiais. Depois de muita confusão alguns manifestantes começaram a jogar pedras na Casa Legislativa do Rio.  Um carro foi incendiado e explodiu. Após muita resistência da PM os manifestantes conseguiram tomar conta da Alerj. Há informações de que 20 policiais ficaram feridos e 25 manifestantes foram detidos.
Manifestantes atearam fogo no meio da rua em frente à Alerj e os policiais apagaram as chamas com extintor de incêndio. Num momento de forte tensão foram usadas bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo. Policiais militares foram destacados para proteger prédios públicos, principalmente contra possíveis pichações. Militares foram encurralados pelos manifestantes dentro da Assembleia Legislativa na tentativa de impedir a entrada no local.





Manifestação em Massa Protestos em várias cidades marcam o 17 de junho de 2013 brasileiro



Distrito Federal  --- manifestantes invadem cobertura do Congresso Nacional

Na capital federal, apesar do esquema de segurança organizado pela Polícia Militar, protestantes subiram na cobertura do Congresso Nacional, onde se aglomeraram com cartazes e tochas. Num ato simbólico, os manifestantes macharam em frente às Casa Legislativas. Depois de negociação com a polícia eles decidiram deixar o local por volta das 19h45, mas cercam a Câmara e o Senado. Uma cerca tentou impedir que os manifestantes tivessem acesso ao Palácio do Planalto. A presidência da Câmara dos Deputados pediu reforço policial.




Minas Gerais --  truculência entre policiais e manifestantes

Belo Horizonte teve princípio de repressão policial e algumas prisões. Cerca de 35 mil participaram do protesto, iniciado por volta do meio-dia. No período da noite os manifestantes seguiram para o Estádio do Mineirão. Duas pessoas, um rapaz de 19 anos e uma mulher que carregava uma criança caíram de um viaduto. A informação foi publicada pelo Portal Terra e, segundo o site de notícias, eles foram levados para o hospital.

Decisão da Justiça mineira tomada na semana passada proibiu manifestações públicas em dia de jogo da Copa das Confederações, ordem ignorada pela população, que foi às ruas justamente para manifestar indignação pela determinação.
Rio Grande do Sul

Em Porto Alegre, onde cerca de 3 mil pessoas estão nas ruas, registrou depredações e a queima de um ônibus. O Batalhão de Choque da PM e a Cavalaria acompanharam o protesto. Muitos manifestantes abandonaram a manifestação com o início de confusão. Um grupo insistiu em depedrar um ônibus e atirar pedras nos policiais. A polícia usou bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo.
F
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário