O PLANETA ESTAR EM NOSSAS MÃOS, FAÇA SUA PARTE!

TÍTULO DO SEU BLOG - Home

domingo, 5 de maio de 2013

Portal traz prestação de contas da construção do Estádio Nacional - 23/04/2013

Portal traz prestação de contas da construção do Estádio Nacional - 23/04/2013


Portal traz prestação de contas da construção do Estádio Nacional
Atualmente, a prestação de contas dos estádios em construção no país estão disponíveis no Portal da Transparência, da Controladoria-Geral da União (CGU)
Publicação: 23/04/2013 18:48 Atualização:

Até o momento, o novo Mané Garrincha está com 96% das suas obras concluídas (Monique Renne/CB/D.A Press)

Até o momento, o novo Mané Garrincha está com 96% das suas obras concluídas


O cidadão que quiser acompanhar a prestação de contas da construção do Estádio Nacional Mané Garrincha terá à disposição mais um portal eletrônico que trata da transparência nas contas públicas. A página na internet será administrada pelo Governo do Distrito Federal (GDF), que também vai levar ao site suas propostas para o sistema de transporte, para as obras de acesso ao aeroporto e demais temas relacionados à Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo. 

A implementação do portal foi anunciada pela secretária de Transparência do Governo do Distrito Federal (GDF), Vânia Vieira, nesta tarde, durante a 11ª Reunião da Câmara Temática de Transparência da Copa 2014.

Atualmente, a prestação de contas dos estádios em construção no país estão disponíveis no Portal da Transparência, da Controladoria-Geral da União (CGU). O portal local vai passar a funcionar nesta sexta-feira (26/4). Até o momento, o novo Mané Garrincha está com 96% das suas obras concluídas. O gramado, segundo previsão do GDF, deverá ficar pronto até 30 de abril.

Aproximadamente 40 representantes da CGU, Ministério do Esporte, GDF e dos comitês organizadores locais se reúnem em Brasília, nesta terça e quarta-feira, para tratar das ações de transparência adotadas pelos governos estaduais na construção de seus estádios. 

Leia mais notícias em Cidades

Os visitantes foram apresentados ao projeto arquitetônico do estádio e seus arredores, além dos projetos do GDF para deixar à cidade um legado de obras a partir do evento esportivo. "Essas reuniões estimulam iniciativas de transparência e a construção de uma rede de comunicação entre as sedes que proporciona mais transparência no acompanhamento dos gastos pelo cidadão", afirmou o secretário de Controle Interno da CGU, Valdir Teixeira.

Festa de abertura

A Fifa está com inscrições abertas para a seleção de voluntários para a apresentação da festa de abertura da Copa das Confederações 2013, que deve ocorrem em 15 de julho. O interessado deve acessar o site e preencher a ficha de inscrição. Serão 2,8 mil voluntários, que participarão nos segmentos artístico e de suporte de produção.
F  

Audiência Pública - PLDO

Será realizada no próximo dia 24/04, das 9h às 12h no Auditório da FEPECS, Audiência Pública para a elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias – PLDO para o exercício de 2014.

Pedimos aos Senhores que repassem essa informação junto às suas redes, enfatizando a importância da participação social nas ações do Governo.

Segue abaixo, link com maiores informações sobre o evento:

Assunto: 1ª REUNIÃO DO CONSELHO
 
DE TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL DO DISTRITO FEDERAL
Prezados (as),

Segue matéria sobre a primeira reunião do Conselho de Transparência.

Aproveito a oportunidade para divulgar e convidar a todos para acompanharem as notícias  e demais temas relacionados à transparência e controle do Distrito Federal no nosso site: http://www.stc.df.gov.br/

À disposição.

Descrição: GDF instala Conselho de Transparência e Controle Social
A Secretaria de Estado de Transparência e Controle instalou, na quarta-feira (10), o Conselho de Transparência e Controle Social do Distrito Federal.
A Secretaria de Estado de Transparência e Controle instalou, na quarta-feira (10), o Conselho de Transparência e Controle Social do Distrito Federal. Instituído pelo governador Agnelo Queiroz, por meio do Decreto nº 34.032, de 12 de dezembro de 2012, o Conselho constitui Instância de participação da sociedade na formulação e acompanhamento de projetos e ações prioritárias da política de transparência do GDF e servirá também como espaço de articulação e mobilização social em torno do tema.
Criado a partir de demanda da própria sociedade, que o elegeu como uma das propostas resultantes da 1ª Conferência Distrital sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial), o Conselho de Transparência e Controle Social do DF (CTCS) é formado, paritariamente, por 20 membros: dez representantes do governo e dez representantes da sociedade civil, sendo que quatro deles foram eleitos pelos próprios delegados da Consocial para comporem o Conselho.
Segundo a secretária de Transparência e Controle, Vânia Vieira, "a criação deste conselho vem efetivar o compromisso deste Governo com a participação da sociedade na construção conjunta de uma política de transparência e combate à corrupção para o Distrito Federal. Queremos aqui ter um relacionamento aberto e democrático com a sociedade para que possamos refletir sobre as medidas já adotadas pelo GDF e propor a implementação de novas ações para que possamos seguir avançando na transparência e no controle social".
Em sua 1ª Reunião, o Conselho dedicou-se à análise e discussão das ações desenvolvidas pela Secretaria de Transparência e Controle. Os membros do CTCS puderam também expor suas experiências com relação às iniciativas apresentadas e sugerir pautas para os próximos encontros do Conselho. "Estamos muito satisfeitos com a criação deste conselho e de poder fazer parte dele porque o povo quer ter participação social não só para reclamar mas também para contribuir", declarou Ataide Antonio dos Santos, representante da sociedade no Conselho, na condição de Delegado Eleito na 1ª Conferência Distrital sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial Distrital).
Saiba mais sobre o Conselho na página inicial desta Secretaria: http://www.stc.df.gov.br/ 
O Decreto nº 34.263, de quatro de abril de 2013 designa os Conselheiros titulares e suplentes do Conselho de Transparência e Controle Social do Distrito Federal da seguinte forma:
Entre os representantes do Poder Executivo do Distrito Federal: Secretário de Estado de Transparência e Controle - Vânia Lúcia Ribeiro Vieira, como titular, e Alzira Ester Angeli, como suplente; servidor efetivo da Secretaria de Estado de Transparência e Controle - Edilson Felipe Vasconcelos, como titular, e Maria Ester Lessa Brandão Moraes, como suplente; Casa Civil - Cilair Rodrigues de Abreu, como titular, e Vandson Kléber da Silva, como suplente; Secretaria de Estado de Governo - Reinaldo Chaves Gomes, como titular, e Renata Guedes Neves, como suplente; Secretaria de Estado de Fazenda - Ana Cecília Maria Estellita Lins, como titular, e Hélio Araújo Ferreira, como suplente; Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento - Diego Jacques da Silva, como titular, e Flávia Rodrigues Guimarães, como suplente; Secretaria de Estado de Comunicação Social - Cristiana Suppa, como titular, e Andressa Lanzellotti, como suplente.
Entre as autoridades públicas convidadas: Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - Maria Lúcia Moraes, como titular, e Roberto Carlos Silva, como suplente; Tribunal de Contas do Distrito Federal - José Barbosa dos Reis, como titular, e Sebastião Cal de Miranda, como suplente; Câmara Legislativa do Distrito Federal - George Alexander Contarato Burns, como titular, e William Torres Magalhães, como suplente.
Entre os representantes da Sociedade Civil: Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) - Jovita José Rosa, como titular, e Diego Ramalho Freitas, como suplente; Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC) - Cleomar Souza Manhas, como titular, e José Antônio Moroni, como suplente; Agenda 21 de Taguatinga - Davi Silva Fagundes, como titular, e José Ferreira Simões, como suplente; Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) - Henrique Moraes Ziller, como titular, e Denis Moura, como suplente; Central Única das Favelas (CUFA) - Max Maciel Cavalcanti, como titular, e Kim de Souza, como suplente; Sindicato dos Servidores Públicos Civis da Administração Direta, Autarquias, Fundações e Tribunal de Contas do Distrito Federal (SINDIRETA) - Zulmira Inês Lourena Gomes da Costa, como titular, e Gilton de Amorim, como suplente; Delegados Eleitos na 1ª Conferência Distrital sobre Transparência e Controle Social (1ª Consocial Distrital) - Idelson da Silva Sousa, como titular, e Rodrigo Muniz da Silva, como suplente; Cláudio Bandel Tusco, como titular, e Djalma Silva do Nascimento, como suplente; Ataide Antonio dos Santos, como titular, e Jeferson Maximino Pinto, como suplente; e Firmino José Alves, como titular, e Márcio Apolinário de Oliveira Silva, como suplente.

Att,




A informação contida nesta mensagem de e-mail, incluindo quaisquer anexos, é de uso exclusivo do destinatário e pode conter informações confidenciais e/ou privilegiadas. Se você não é o destinatário designado, qualquer uso, cópia, divulgação, veiculação ou distribuição é estritamente proibida. Caso você tenha recebido esta mensagem por engano, por favor, notifique o remetente imediatamente, respondendo este e-mail, e apague esta mensagem de seu computador ou de qualquer outro banco de dados.

Distrito Federal registra oito homicídios em 24 horas

Prezado Ouvidor da Câmara Legislativa do Distrito Federal e demais Parlamentares, Bom Dia!
 
Conforme conversamos a respeito das questões da Insegurança Pública no Distrito Federal, repasso mais uma vez para a tomada de todas as providências junto as Pastas responsáveis (Secretaria de Segurança do Distrito Federal - Comissão de Segurança da CLDF - Conselhos de Segurança Comunitária nas Regiões Administrativas) quanto a onda de crimes em que os Cidadãos do Distrito Federal estão envolvidos.
 
Pela gama de reportagens que tratam do tema, repasso com grande pesar mais uma reportagem que trata do assunto, de acordo com o que preconiza a Constituição Federal quanto ao Direito do Cidadão a Segurança, o Estado não está cumprindo e atendendo esse princípio Constitucional.
 
Conclamo, que os responsáveis atendam o cumprimentos dos princípios Constitucionais, garantindo e mantendo a Segurança Pública necessária à População do Distrito Federal.
 
Certo de que todas as providências serão tomadas junto aos responsáveis, nos colocamos a disposição.
 
 
27/04/2013
Distrito Federal registra oito homicídios em 24 horas

Alguns crimes foram familiares, mas maioria foi acerto de contas.
Apenas três suspeitos, entre oito autores dos crimes, foram presos.

Do G1 DF
1 comentário
O Distrito Federal registrou oito homicídios entre as 2h de sexta-feira (26) e 2h deste sábado, uma média de um assassinato a cada três horas. A polícia indica que alguns crimes foram familiares, mas a maioria tem indícios de acerto de contas. Dos oito homicídios, apenas em três os suspeitos foram presos até a publicação desta reportagem.
O perfil da maioria das vítimas assassinadas era de jovens que tinham entre 17 e 25 anos. Entre eles, Kaique Cortez, morto aos 19 anos. O rapaz foi espancado com um pedaço de pau. O crime foi por volta das 23h de sexta-feira, na quadra 104 do Recando das Emas.
Segundo a polícia, quem matou foi o cunhado do jovem. O suspeito foi preso uma hora depois, escondido em cima de uma árvore na quadra ao lado. Um adolescente que também teria participado do espancamento fugiu. A polícia ainda não sabe o motivo do crime.
Em menos de duas horas, mais três homicídios. Dois em Ceilândia e um no Paranoá, onde o marido matou a mulher a facadas e fugiu.
Um pouco mais cedo, por volta das 19h30, um jovem de 17 anos morreu no Hospital de Planaltina depois de levar um tiro em um possível acerto de contas.
Ainda na sexta-feira, outros dois homicídios: um esfaqueado em Taguatinga Sul e o outro baleado no Gama. Nos dois casos, as vítimas teriam envolvimento com o tráfico de drogas.
O oitavo homicídio aconteceu na madrugada de sexta, por volta de 3h30 na QSB 7, em Taguatinga Sul. Foi mais uma vítima de espancamento.
Na delegacia, a polícia informou que João Evangelista Viana, de 52 anos, foi morto pelo irmão Nilcimar Viana, de 49. Segundo as investigações, os dois passaram o dia bebendo em casa. Transtornado, Nilcimar não soube explicar para a polícia por que matou o próprio irmão.
 

Conferência eleitoral da juventude no Distrito Federal


Conferência eleitoral da juventude no Distrito Federal
Repórter: Élton Skartazini
Ocorreu nesse sábado, 27/04/2013, no Museu Nacional, a primeira Conferência Eleitoral da Sociedade Civil para eleger os Conselheiros da Juventude no Distrito Federal. Mais de 1200 participantes elegeram 14 conselheiros entre os 120 candidatos. Participaram da mesa de abertura vários parlamentares e secretários de estado, entre eles o presidente da Câmara Legislativa, Wasny de Roure.
“Com essa iniciativa o GDF institui um espaço real de diálogo e participação juvenil. Os conselheiros terão que trabalhar muito para gerar maior controle das políticas públicas voltadas para os jovens, criando espaços de participação, promovendo intercâmbios e diálogos que contemplem a diversidade”, disse Clébia Rosa, diretora de participação social da Coordenadoria da Juventude/DF.
“Desde o início do mandato o Governo Agnelo Queiroz destaca a importância de proporcionar à juventude acesso à qualificação profissional, à educação de qualidade, à saúde, à cultura, esporte e lazer. Em Samambaia temos muitos grupos e movimentos sociais em busca dessas oportunidades. Desde já convidamos os conselheiros a visitarem nossa cidade”, diz o administrador Risomar Carvalho.
Mais informações: (61) 3359.9317 e www.samambaia.df.org.br

Agenda 21 de Taguatinga - respostas das demandas apresentadas ao ICMBio -2011


Agenda 21 de Taguatinga - respostas das demandas apresentadas ao ICMBio -2011

Data: 1 de maio de 2013 15:29
Assunto: Agenda 21 de Taguatinga - respostas das demandas apresentadas ao ICMBio -2011
Para: Flona- Floresta Nacional de Brasilia 
Prezadas Senhoras, Bom Dia!
 
Tendo em vista a gravidade que corre a Floresta Nacional, quanto a sua sustentabilidade, com as ocupações irregulares em sua zona de amortecimento, em que temos hoje alocado nessa área, uma população razoável em frente a BR 070;
 
Os membros da Agenda 21 de Taguatinga, preocupados de tal fato, deliberou em reunião ordinária a expedição de dois ofícios (abaixo) solicitando parecer técnico e tomada de todas as providências pelos órgãos responsáveis, quanto as questões, sem que, até o presente momento não recebemos nenhum relatório ou parecer técnico dos responsáveis, referente ao caso.
 
1. Ofício nº 001/2011 - datado de 12 de janeiro de 2011, dirigido ao Dr. Rômulo José Fernandes Barreto Mello  -  Presidente do ICMBio , com recebimento no Protocolo Geral/ICMBio - pela servidora Gisele - no dia 12/01/2011. (Digital: 0189518)
 
2. Ofício nº 002/2012 - com o mesmo teor do ofício nº 001/2011 datado do mesmo dia, dirigido à Diretoria de Unidades de Conservação de Uso Sustentável  - Coordenação Geral de Florestas Nacionais, com recebimento na mesma data no Protocolo Geral/ICMBio - pela servidora Ana Paula. (Digital: 0189523)
 
Assim, decorridos esse grande período de tempo, e pelo avanço da ocupação irregular na Zona de Amortecimento da Floresta Nacional de Brasília, solicitamos providências quanto a apresentação dos competentes relatórios e pareceres técnicos, e todas as providências quanto a retirada e realocação dos ocupantes irregulares dessa área, para que seja garantida a proteção integral dessa Unidade de Conservação Federal e sua Biodiversidade.
Repasso o convite dos Jovens por um Mundo Unido, que pode ser acompanhado no facebook: Colorir para a Fraternidade #SMU2013

Convidamos você para uma ação a ser realizada com os alunos do CEF 16 de Taguatinga (uma ação "pequena" porque pontual, mas muito importante porque promotora de Fraternidade, semente de um Mundo Unido).


Pintaremos um muro com vários jovens expressando a vivência da Regra de Ouro, aquela Regra que está presente na essência de diversas religiões e culturas, que diz:

"FAÇA AOS OUTROS AQUILO QUE GOSTARIA QUE FOSSE FEITO A VOCÊ"

"NÃO FAÇA AOS OUTROS AQUILO QUE NÃO GOSTARIA QUE FOSSE FEITO A VOCÊ"


A atividade faz parte da Semana Mundo Unido (#SMU2013), quando jovens de mais de 180 países se manifestam para dar visibilidade ao Mundo mais Fraterno, que já existe e queremos ampliar ainda mais, para além das diferenças de credo, pensamento, cultura, etc.

Acreditamos que será um momento único para a vida de todos que estarão presentes, um momento de experimentar a Fraternidade para além de qualquer diferença, um momento de provar o que é ser protagonista, um momento de experimentar a Felicidade, de construir e ver construído o Mundo Unido!

Vamos juntos!?