Notícias
Taguatinga é contemplada com a Segunda Agenda 21 Local do Distrito Federal
Escrito por DCOM
Quarta-feira, 05 de Janeiro de 2011 00:00
Tomou posse no dia 09/12/2010 a Presidência da Comissão Permanente da Agenda 21 Local de Taguatinga, com a presença de várias autoridades na Administração Regional de Taguaitnga. O Administrador Regional de Taguatinga - Dr. Rubnes Tavares, empossou os membros da Segunda Comissão Permanente da Agenda 21 no Distrito Federal em Taguatinga, trazendo para a Cidade a representatividade das deliberações da ONU - Organização das Nações Unidas, tomadas na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (CNUMAD), realizada no Rio de Janeiro em 1992. Taguatinga toma a partir desta data, uma importante ação para resolver os problemas sócio-ambientais existentes em sua Região Administrativa. A equipe da Agenda 21 Local de Taguatinga, presidida pelo Professor Davi Silva Fagundes - Vice-Presidência - Senhora Luri Saek; 1º Secretário Executivo - Dr. José Ferreira Simões; 2º Secretário Executivo - Ênio Rocha Mendes; 1º Coordenador Executivo - José Salmeron Dias Ribeiro; 2º Coordenador Executivo - Valdemar Lima Rodrigues; Assessoria de Comunicação - Emir Curado, Maria Eliza Curado e Bruno Leonardo Damásio Simões, honrados com o evento no Hall da Administração Regional de Taguaitnga, reafirmaram a contribuição para o trabalho e defesa das questões ambientais na localidade e na ARIE-JK, importante mosaico ambiental, histórico e arqueológico do Distrito Federal. A Solenidade contou ainda com a importante participação do Presidente da ASPEA - Associação dos Profissionais de Engenharia Ambiental do Distrito Federal - Eng. Amb. Marcus Vinícius, que também é um grande aliado nas ações e na composição da Comissão Permanente da Agenda 21 Local de Taguatinga, para os trabalhos na ARIE-JK - Bacia do Descoberto e Corumbá. Colaborou com a realização do evento, oferecendo um delicioso coffee Break, a Empresa Corumbá Concessões S/A, integrante nas ações com a Comissão Permanente da Agenda 21 de Taguatinga em defesa das questões dos recursos hídricos na Bacia do Rio Descoberto e Corumbá. O Dr. Rubens Tavares - Administrador Regional de Taguaitnga e demais presentes desejaram sucesso à equipe da Agenda 21 Local de Taguatinga nos trabalhos que estão por vir.
Encaminho o link com a publicação de matéria a respeito da cerimônia de posse da Agenda 21 de Taguatinga no site da ASPEA.
A Agenda 21 de Taguatinga e Administração Regional de Taguatinga reúne interessados da comunidade taguatinguense para tratar questões de uso e Sustentabilidade do Parque do Cortado
Os membros da Agenda 21 de Taguatinga, junto com a Administração Regional de Taguatinga - IBRAM - Instituto Brasília Ambiental - Movimento Pró ARIE-JK - Grupo de Escoteiros de Taguatinga - Polícia Militar Ambiental - reuniram-se nesta quinta-feira 27/01/2011 no Parque do Cortado para levar questões que preocupam os usuários e comunidade, quanto a dar condições de uso para que a população frequente mais o Parque do Cortado.
Esse belo exemplar ambiental faz parte da ARIE-JK - Área de Relevante Interesse Ecológico Juscelino Kubitschek - com nascentes que abastecem a Bacia do Rio Descoberto - que envolve as Regiões Administrativas de Taguatinga - Ceilândia e Samambaia.
Segundo observações dos grupos envolvidos, preocupados com a preservação e recuperação do Parque do Cortado, levaram aos representantes do IBRAM - Instituto Brasília Ambiental e Administração Regional de Taguatinga, considerações importantes para a manutenção e Sustentabilidade do Parque.
Dentre as considerações e encaminhamentos aapresentadas aos representantes do IBRAM, foi demonstrado que os Gestores Públicos devem dar uma atenção especial as questões - situações de uso - conflitos e preservação do Parque do Cortado, condição alcançada na reunião com as preocupações dos representantes do Governo do Distrito Federal (Administração Regional de Taguatinga e IBRAM-Instituto Ambiental de Brasília), reafirmando as necessidades e diagnósticos realizados no Parque do Cortado, entre elas: recuperação do cercamento do Parque, onde a cerca em alguns pontos não existe mais; delimitação da poligonal; Placas de sinalização adequada dentro e fora do Parque para o público em geral; Construção da Pista de Cooper dentro do Parque; Projeto de Urbanismo nas entradas do Parque; Execução do projeto Abrace um Parque a ser levado às Escolas de Taguatinga; Torres de observação servindo como mirante; Revitalização e recuparação das áreas degradadas; Monitoramento das Nascentes - qualidade da água; Levantamento das espécies - fauna e flora - no Parque; Elaboração do Plano Diretor do Parque do Cortado; Elaboração do Plano de Manejo do Parque, para que a população usufrua melhor das condições do Parque do Cortado.
Ficou agendado com os grupos interessados que estiveram presentes na reunião, para acompanhamento destas e outras questões do Parque do Cortado - a ser realizada no dia10/02/2011 às 09h no Grupo de Escoteiros de Taguatinga.
Ficou agendado com os grupos interessados que estiveram presentes na reunião, para acompanhamento destas e outras questões do Parque do Cortado - a ser realizada no dia10/02/2011 às 09h no Grupo de Escoteiros de Taguatinga.
Agenda 21 de Taguatinga - Ascom
MANIFESTO DE REPÚDIO AO LIXÃO DE BRASÍLIA
Prezados Deputados da Frente Parlamentar Ambientalista, Bom Dia!
Assustados com o descado do Poder Público, quanto a demora em resolver um gravíssimo problema no Distrito Federal que desde a sua inalguração usa o Lixão da Estrutural e que nenhuma providência emergencial foi tomada durante os Governos que passaram pelo GDF.
Diante desse descaso que perdura até hoje, existe a promessa do Secretário de Meio Ambiente de que o problema só será resolvido no próximo ano 2012.
Vemos o grande absurdo em continuar mantendo famílias e crianças no Lixão de Brasília, pois estamos dando um péssimo exemplo de sustentabilidade local, na manutenção do lixão por mais um ano, até que as autoridades competentes resolvam a questão que se arrasta.
Diante dessa grande a falta de vontade política, apresentamos as nossa repúdia em manter a ausência total de Dignidade e Cidadania das famílias que vivem do Lixão da Estrutural, colocando toneladas e toneladas de lixo próximo ao Parque Nacional de Brasília.
Pedimos providências abrindo uma (audiência pública), envolvendo as Secretarias responsáveis - OAB-DF (Comissão de Direito Ambiental) e Comunidades envolvidas para reverter esse quadro de degradação Humana - Social e Ambiental do Distrito Federal, que deveria dar o exemplos para o País, dando péssimo exemplo de gestão e ausência de vontade política nas resoluções que afligem a nossa Sociedade, sendo este um dos graves problemas que a população do Distrito Federal enfrenta.
Certos de que todas as providências serão tomadas por essa Comissão e que a vontade soberana da população do Distrito Federal seja acatada, nos colocamos a disposição de Vossas Excelências para fazermos um chamamento desse grave problemas que todos enfrentamos.
Segue abaixo os vídeos que separamos para demonstrar os problemas que estamos vivenciando no DF.
Vídeos - G1 Distrito Federal
SECRETARIA DE COORDENAÇÃO DAS ADMINISTRAÇÕES REGIONAIS
ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE TAGUATINGA
COMISSÃO PERMANENTE DA AGENDA 21 DE TAGUATINGA
DODF nº 22 de 01 de Fevereiro de 2011 - seção 02 - páginas 31 e 32
DEFENDER E PRESERVAR O MEIO AMBIENTE É DEVER DE TODOS
Agenda 21 de Taguatinga participa do I Seminário Interativo Socioambiental do Distrito Federal na Universidade Católica de Brasília
Por Davi Silva Fagundes
A Agenda 21 Local de Taguatinga, reuniu-se no dia 11/06/2011 a partir das 14h Universidade Católica de Brasília, para apresentar e discutir a situação socioambiental das regiões Administrativas do Distrito Federal. Numa parceria inédita entre a Universidade Católica de Brasília/Unidade Taguatinga - Departamento de Direito Ambiental, sua Coordenadora - Professora Vanda Davi Fernandes de Oliveira e a OAB-DF - Presidente Comissão de Direito Ambiental - Dr. Getúlio Humberto Barbosa de Sá, e representantes de várias partes do Distrito Federal, entre as Cidades Representadas: Taguatinga (Professor Davi Silva Fagundes e Valdemar Rodrigues Lima) – Guará (Robson Majus) – Gama (Valéria Santos) – Sobradinho (Professor Henrique Torres) – Ceilândia (Diego Ramalho) – Brazlândia (.....) estiveram presentes na reunião, apresentando à Coordenação da OAB-DF e UCB os problemas graves enfrentados em cada localidade, dando um panorama da situação que se enfrenta em cada Região Administrativa, destacando a ausência do Poder Público na resolução desses problemas enfrentados, há muito tempo, sem resolução imediata para as graves questões vivenciadas em cada RAs.
Após apresentação informal dos participantes, a Coordenação do evento passou a ouvir os problemas existentes em cada Região Administrativa devidamente representada.
O Professor Davi Silva Fagundes – Presidente da Agenda 21 de Taguatinga, apresentou um diagnóstico geral da Região de Taguatinga, destacando a ARIE-JK, os Parques Ecológicos e os cursos d’água como ponto nevrálgico a ser resolvido, além de outras questões socioambientais que colocam as Regiões de Taguatinga – Ceilândia e Samambaia em situação de alerta máximo. Reforçou ainda, a necessidade de serem realizados pesquisas e estudos mais detalhados dos problemas por Regiões Administrativas, sugerindo do Departamento de Direito Ambiental, e demais Departamentos da Universidade Católica de Brasília, na realização desse trabalho em todas as Regiões Administrativas.
Com a exposição dos problemas existentes em cada Região Administrativa, a Coordenação da OAB-DF e a UCB, deliberaram em primeira ação, um levantamento dos problemas socioambientais mais detalhados das Regiões Administrativas, para que sejam tomados alguns encaminhamentos.
O Seminário contou com a participação das estudantes do Curso de Direito Ambiental da Universidade Católica de Brasília e do Centro de Ensino Fundamental 16 de Taguatinga, que acompanharam atentamente a apresentação dos problemas das Regiões Administrativas, fizeram suas observações através de relatórios, que serão apresentados aos seus respectivos tutores dos cursos.
Com o I Seminário Interativo Socioambiental do Distrito Federal, a OAB-DF (Comissão de Direito Ambiental) e a UCB – Departamento de Direito Ambiental, em inusitada parceria, reforçam a necessidade de maior participação da comunidade nos problemas socioambiental de suas localidades, dando um salto qualitativo nas ações dos Estudantes do Curso de Direito Ambiental, e o importante papel da Comissão de Direito Ambiental da OAB-DF nas questões ambientais do Distrito Federal.
De acordo com a Comissão Organizadora da OAB-DF, deverá ser agendada reunião para tratar as diretrizes e ações para os problemas levantados / diagnosticados nas Regiões Administrativas do Distrito Federal.
Ascom - Agenda 21 de Taguatinga
Ed. Sede - Setor Central -Praça do Relógio
Taguatinga – DF CEP: 72.018-900
Taguatinga – DF CEP: 72.018-900
Contatos: 3451-2504 / 3451-2507 FAX: 3351-7077
2011 é lançado oficialmente como o Ano Internacional das Florestas
|
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE COORDENAÇÃO DAS ADMINISTRAÇÕES REGIONAIS ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE TAGUATINGA COMISSÃO PERMANENTE DA AGENDA 21 DE TAGUATINGA DODF nº 22 de 01 de Fevereiro de 2011 - seção 02 - páginas 31 e 32 DEFENDER E PRESERVAR O MEIO AMBIENTE É DEVER DE TODOS |
Agenda 21 de Taguatinga realiza a Primeira Reunião Ordinária do ano de 2011
Por: Davi Silva Fagundes – Presidente da CPAG21TAG
Os membros da Agenda 21 de Taguatinga fizeram, na terça-feira, 08/02/2011, no auditório da Administração Regional de Taguatinga, sua primeira reunião ordinária de 2011. Na pauta dos trabalhos, foi definido o calendário de trabalho e aprovação do Regimento Interno.
Após composição da Mesa Diretora, composta por várias autoridades e representantes locais, fez-se a condução dos trabalhos da noite.
Após composição da Mesa Diretora, composta por várias autoridades e representantes locais, fez-se a condução dos trabalhos da noite.
Os integrantes da Agenda 21 de Taguatinga aprovaram o Calendário de trabalho para o ano de 2011 e o Regimento Interno da Comissão Permanente, que deverá ser apreciado pela Assessoria Jurídica da Agenda 21 de Taguatinga e da Administração Regional de Taguatinga e,, posteriormente, enviado para publicação no Diário Oficial do Distrito Federal.
Foi definido, ainda, a composição dos grupos de trabalho que deverão elaborar diagnóstico em várias áreas específicas, devendo, cada grupo, fazer estudos – levantando situações problema da Região Administrativa de Taguatinga, que deverá ser apresentado durante o ano aos membros da Agenda 21 de Taguatinga e às autoridades e instâncias governamental.
Segundo informações do Presidente da Agenda 21 de Taguatinga - Prof Davi Silva Fagundes e do Secretário Executivo - Dr José Ferreira Simões, os próximos trabalhos estarão abertos à comunidade, para que tomem conhecimento dos problemas encontrados na Cidade e que, juntos, possam definir estratégias de prevenção e melhoria da qualidade de vida local e regional.
Ascom - Agenda 21 de Taguatinga
Ascom - Agenda 21 de Taguatinga
Ed. Sede - Setor Central -Praça do Relógio
Taguatinga – DF CEP: 72.018-900
Contatos: 3451-2500 FAX: 3351-7077
Parabéns Prof. Davi pelo seu incansável e silencioso trabalho, digo silencioso no sentido de um trabalho grandioso e árduao no enfrentamento das adversiodades e do discaso de muitos, mas o Senhor não Desiste Nunca.
ResponderExcluirSiga em frente e SUCESSO SEMPRE MEU AMIGO!
Um grande abraço da amiga
Profª.Edna
Muito Bom Professor Davi, passarei a acompanhar a Agenda 21 de Taguatinga.
ResponderExcluirAtt.
ExcluirStanley Amarante Rodrigues
Licenciando em História pela FAPRO-TAG